22 ago 2015 15h23

CARTA DE ESCLARECIMENTO

BARRADOS
CARTA DE ESCLARECIMENTO À POPULAÇÃO EM RELAÇÃO A MATÉRIA PUBLICADA, em 12/08/2015, NO SITE BARRADOS.NET.


Eu, Roneide Valeriano Silva, PSICOPEDAGOGA, idealizadora e executora do Projeto Social Formação do Ser e do Saber, venho a público esclarecer o seguinte equívoco PORQUE não dizer inconformismo e má interpretação de alguns: Eu citei a Escola Maria Ignez, que por sinal é muito bem dirigida pela professora Simone, apoiadora e executora de um belo trabalho à comunidade. Citei o nome da escola por ter me recebido com atenção e respeito, o qual não aconteceu em algumas unidades, que nem ao menos se deram ao trabalho de me receber, alegando que eu deveria pedir permissão, mesmo sendo para realizar um trabalho voluntário e no meu próprio espaço físico, o que só vem a somar ao trabalho das escolas.
Sei que o atendimento na Escola Maria Ignez e em algumas outras unidades também é ostensivo. Nós, enquanto voluntários, oferecemos um trabalho gratuito, feito com muito amor. Para muitos pais, isso seria oneroso, já que não existe esse atendimento psicopedagógico na rede municipal. Foi por observar que, muitos pais gostariam de oferecer esse atendimento aos filhos, mas se vêem impedidos de fazê-lo, por questões financeiras, é que resolvi dedicar parte do meu tempo, com essa finalidade. 
Portanto, em respeito às famílias sofridas, de crianças com dificuldades de aprendizagem, não só da Escola citada, mas para todos da comunidade quirinopolina e em especial à diretora Simone e professores da Escola Maria Ignez, é que peço desculpas pela interpretação inescrupulosa feita por alguns, pois em momento algum afirmei que aquela conceituada unidade não conta com profissionais competentes e engajados na luta por uma educação de qualidade e inclusiva. Pelo contrário, apesar de todas as adversidades, a Escola Maria Ignez tem desenvolvido um trabalho árduo, de superação, de conhecimento, aprendizagem, socialização e autoestima com os alunos, em especial na pessoa da colega e professora Sandra.
Não tenho a intenção de fazer o trabalho dela ou de qualquer outro profissional da cidade ou da escola citada, até porque temos conhecimento de que crianças com dificuldades existem em todas as escolas. Cada gestor administra como sabe e como quer. Parabenizo novamente, a diretora Simone e toda sua equipe, pelo trabalho humanitário a comunidade.
Portanto, cabe-me esclarecer, para quem não sabe ou para aqueles que querem fazer de conta que está tudo bem na comunidade, que recebo na minha empresa e consultório, inúmeras famílias desesperadas por atendimento psicopedagógico e em busca de outras informações. A partir desse atendimento, é que encaminho as crianças para que as estas possam ser atendidas por profissionais de outras áreas.
Gostaria de perguntar à Secretária de Educação por que na rede, no CREQ, no CRAS ou mesmo na própria secretaria não existe um profissional para atender esses pais, e também se a equipe tem conhecimento de que, de um total de 100 laudos de crianças com dificuldades de aprendizagem, 80 laudos requerem um profissional psicopedagogo? Onde está sendo oferecido este atendimento para a comunidade?
Gostaria de esclarecer também que eu fazia esse trabalho em contra turno, numa referida escola na gestão passada. No entanto, não estou me candidatando atualmente para tal cargo, mas tenho dever de esclarecer e pedir que seja escolhido um profissional para executar esse trabalho, a fim de atender nossas crianças com transtornos e/ou dificuldades de aprendizagem. E mais, é preciso lembrar que existem muitos alunos sem professor de apoio e que esse apoio necessita ser especializado, podendo o município ser acusado de negligente.
Para finalizar, gostaria de agradecer aos pais e aos profissionais, como psicólogos, fonoaudiólogos e educadores que confiam no nosso trabalho e assim como nós, se mostram preocupados com o bem-estar e com a inclusão de nossas crianças, buscando melhorar a qualidade de vida e amenizar os transtornos.


Terei o maior prazer em informar aos pais que me procuram diariamente, sobre o órgão e endereço de onde se oferece atendimentos psicopedagógicos do município.
Muito obrigada e muita luz para todos!
RONEIDE VALERIANO.

© 2015 - Barrados.net - Todos Direitos Reservados. by #mndti