15 out 2015 16h10
Quirinópolis ganhou a “Casa Rosa”

A UBS IX “Tonho Mariquinha”, ao lado da feira coberta, foi transformada pela secretaria municipal de saúde de Quirinópolis, em uma unidade exclusiva de atendimento nas áreas de obstetrícia e pediatria, a “Casa Rosa”.
A inauguração aconteceu na manhã desta quinta-feira (15). O secretário de saúde, André Franco Ribeiro, explicou que as cerca de 800 pessoas que eram atendidas pela unidade foram distribuídas entre 3 UBSs: III (Capelinha), VIII (Bosque) e XII (Jardim Vitória). De acordo com Dr. André, por estar localizada no centro, onde existem muitas casas comerciais, a UBS atendia um número pequeno de famílias.
Com a implantação da “Casa Rosa”, haverá uma centralização do atendimento nas áreas de obstetrícia e pediatria, o que segundo o secretário, possibilitará um melhor atendimento. O funcionamento começará na próxima segunda-feira (19) e será implantado de forma gradativa. A unidade contará com o trabalho de 2 pediatras, 3 obstetras, 1 enfermeira, 2 técnicas de enfermagem, 1 vacinadora e 1 dentista.
O secretário André Franco Ribeiro disse que assim que assumiu a pasta, em 2013, notou que havia necessidade de se trabalhar em prol do chamado “parto normal”, o que traz benefício tanto para a mãe quanto para o bebê. “As crianças não cumpriam um calendário de vacinas, nem de acompanhamento de crescimento. Agora, assim que a mulher descobrir que está grávida e procurar uma UBS será encaminhada de imediato para a Casa Rosa, onde terá todo o atendimento necessário. A distribuição de leite especial será feita apenas na Casa Rosa, mediante o controle de acompanhamento de crescimento da criança, através da unidade. Outra notícia dada pelo secretário de saúde, na manhã desta quinta-feira (15), é que a partir de novembro, a prefeitura encaminhará mulheres de Quirinópolis para realização de mamografias em Rio Verde.
“Estamos no caminho certo, sempre procurando melhorar a vida das pessoas”, ressaltou o prefeito Odair Resende. Ele anunciou para semana que vem, o início dos trabalhos de terraplanagem do local onde será construída a clínica de hemodiálise e para dezembro, o início da reforma do Hospital Municipal, com a construção de UTIs.
Várias autoridades participaram da solenidade de inauguração da Casa Rosa: prefeito Odair Resende, I dama Fátima Menezes, vereadores Marquinho da Casa de Apoio, Gilson, Divinho da Ambulância, SD Edvaldo, Márcio de Oliveira e Dona Conceição, além de secretários e outros servidores públicos. Fonte:barrados.net