29 ago 2016 15h26

Comissão de Humanização do Hurso propõe trocar um cigarro por uma maçã

BARRADOS
No dia 29 de agosto é celebrado o Dia de Combate ao Fumo. A Comissão de Humanização do Hospital de Urgências da Região Sudoeste (Hurso), em Santa Helena de Goiás (GO), em parceria com o Serviço de Nutrição e Dietética (SND) e o Serviço Especializado em Engenharia e em Medicina do Trabalho (SESMT), promoveram, entre os dias 22 e 29/08, uma campanha de combate ao Fumo na unidade. A proposta foi mostrar ao fumante os benefícios de abandonar o vício.


Para isso foi confeccionado um pôster com os benefícios proporcionados pelo abandono do cigarro em diferentes idades. Também foram disponibilizados cartazes nos murais e ainda foi proposto um dia e um horário para que todos os colaboradores e usuários que, voluntariamente quiserem, troquem um cigarro por uma maçã. O paciente Mario Marcio Filho afirmou que a iniciativa foi ótima. “Assim que receber alta pretendo parar de fumar, isso só me faz mal e agora sei como tentar”, afirmou ele.
De acordo com a psicóloga Emanueli Sperandio, a escolha da maçã está relacionada ao fato da fruta ser fonte de antioxidantes, que auxiliam na boa saúde, especialmente dos fumantes, por combaterem radicais livres, que são moléculas prejudiciais ao organismo. “A maçã apresenta propriedades depurativas do sangue, auxiliando na eliminação da nicotina, além de ajudar a reduzir o colesterol e prevenir doenças cardiovasculares”, explicou a psicóloga.


Quem fuma entre cinco ou mais cigarros por dia, têm cinco vezes mais chances de sofrer um infarto agudo do miocárdio do que as não fumantes da mesma faixa etária e do mesmo sexo. Entre as doenças provocadas pelo tabagismo estão tosse com pigarro, bronquite crônica, asma, câncer, enfisema, infarto agudo do miocárdio, pressão alta, aumento do colesterol, aterosclerose, derrame cerebral e catarata, distúrbios da memória e descalcificação óssea.

© 2015 - Barrados.net - Todos Direitos Reservados. by #mndti