30 jun 2017 19h03

Artista de Quirinópolis Ganha Destaque Internacional

BARRADOS
O quirinopolino Mauro Silva é conhecido na região pelo trabalho como locutor em uma emissora de rádio local, porémo que poucas pessoas sabemé que ele é um artista que aos poucos tem ganhado destaque internacional com suas pinturas e desenhos realistas.


“Sou autodidata... a arte é algo empírico em minha vida. Durante minha vida, os erros têm se tornando os meus melhores professores. Foi errando que desenvolvi a minha própria técnica para desenhar e pintar. Sei que ainda tenho muito a aprender, mas estou feliz com o caminho que já percorri na arte”, comenta o artista.
 
Vida e Obra:
Filho de um pedreiro e de uma dona de casa, Rogeovanilson Mauro da Silva começou a desenhar ainda muito pequeno com o incentivo dos pais, que viram no garoto uma habilidade autodidata. Guiado pela inspiração e ainda com pouca informação e técnica o jovem aos poucos foi criando um mundo particular onde a arte era a principal inspiração.


Mesmo desenhando bem, ele não tirava boas notas na disciplina de Educação Artística, o motivo só foi descoberto alguns anos depois. O artista é portador de uma deficiênciaque afeta um a cada 12 homens no mundo e uma a cada 200 mulheres - O daltonismo impede as pessoas de verem cores em uma luz normal. O nível de daltonismo e das cores perceptíveis muda de pessoa para pessoa. Geralmente, verde e vermelho são os pigmentos mais confundíveis.


O jovem ficava feliz com pequenas “encomendas” que recebia, porém, logo percebeu que não poderia viver apenas de seus desenhos e pinturas. Ingressou então em um grupo de teatro local e incentivado pelo diretor Alessandro (Bolinha) seguiu rumo à área de comunicação e começou a trabalhar como locutor de rádio, adotando assim o nome artístico de Mauro Silva.


Aos 17 anos se tornou pai e os filhos passaram então a ser a principal fonte de inspiração para seus trabalhos. Além de desenhista, pintor e escultor, o artista, hoje com 30 anos também ocupa parte de seu tempo escrevendo artigos e ministrando palestras motivacionais contando um pouco de sua história.
 
Reconhecimento Internacional:
O nível de detalhes nos desenhos é tão grande quemuitas pessoas veem suas obras e pensam que se trata de uma fotografia. Atualmente Mauro utiliza as redes sociais para divulgar sua arte. As fotos dos desenhos e telas pintadas por ele sãopublicadas “curtidas e compartilhadas” por pessoas do mundo inteiro. Ele conta que apesar de visitar todos os estilos e gêneros de pintura e desenho, atualmente tem se concentrado na “Arte do Realismo” – tentando alcançar o hiper-realismo.


Dentre os vários trabalhos realizados, misturando realismo e outras técnicas, alguns foram escolhidos para estamparem camisetas de uma empresa Francesa (WainaoOfficiel) e serão comercializadas por toda França e Europa. Essa marca possui um importante diferencial, pois faz uma mistura de Arte, história e moda.
 
Compromisso com a Cultura Local:
Mauro Silva trás em suas obras também um pouco dos traços da Cultura Local. Em Quirinópolis alguns dos trabalhos do artista estão expostos em locais públicos. No interior da biblioteca municipal - José Batista Filho/José Barroso - localizado na Avenida José Quintiliano Leão é possível vislumbrar uma paisagem que retrata um pouco da história do município.


Outra imagem está exposta na entrada da capela de Nossa Senhora Aparecida, que fica no centro da cidade. A imagem sacra revela a história da imagem encontrada no Rio Paraíba do Sul, no interior de São Paulo e foi feita com a técnica da pintura a óleo, em que são utilizadas tintas a óleo, aplicadas com pincéis e espátulassobre a parede.


Indagado sobre de onde vem à inspiração para desenhar ele afirma: “A inspiração é um dos grandes mistérios da humanidade – não só dos artistas. Filósofos tentaram descrevê-la, teólogos tentaram definir sua origem, porém tudo ainda permanece oculto. Todo artista tem o objetivo de tentar fazer o mundo melhor, esse tem sido o meu objetivo: em um mundo repleto de agruras, êmulos, verdugos e adversidade de várias matizes, eu tento fazer as pessoas verem as coisas belas da vida.


Escrito por: Nilda Silva
fullscreen

© 2015 - Barrados.net - Todos Direitos Reservados. by #mndti