21 set 2017 16h39
Confirmada morte de macaco, por febre amarela, em Gouvelândia

Deu positivo para febre amarela, o exame feito pelo Fiocruz sobre a morte de um macaco, na zona rural de Gouvelândia-GO. A morte do animal foi há cerca de 3 meses atrás, mas o resultado dos exames ficou pronto essa semana.
As secretarias de saúde de Gouvelândia e Quirinópolis se mobilizam para vacinar a população dos dois municípios. Em Gouvelândia, haverá uma campanha a partir da próxima semana, a fim de imunizar quem nunca recebeu a vacina.
Em Quirinópolis, 5 postos estão vacinando contra a doença: PSF 6 (Bairro Santana), PSF 8 (Bosque do Conjunto Rio Preto), PSF 9 (ao lado da feira coberta), PSF 10 (ao lado do abrigo de idosos) e PSF 11 (Praça do Peru – Bairro Alphaville).
É importante destacar que a vacina tem dose única e vale para toda a vida, independente de quando foi ministrado, se há pouco tempo ou há muitos anos atrás. A vacina é destinada à quem tem acima de 9 meses de idade.
É importante destacar também que o macaco não é transmissor da febre amarela. A doença é transmitida pelo aedes aegypti. O macaco é apenas mais uma vítima da doença.