2 nov 2014 19h41Atualizado em 3 nov 2014 10h39

Morre a criadora da Chica Doida

BARRADOS

Morreu na manhã deste domingo (2), aos 89 anos de idade, dona Petronilha Ferreira Cabral. Foi ela e o marido João Batista da Rocha que criaram a ?Chica Doida?, o prato mais tradicional da culinária quirinopolina e que passou a ser apreciado também em outros estados brasileiros, especialmente depois que a receita da iguaria feita à base de milho foi mostrada à nível nacional, pela TV.

Como reconhecimento da importância do prato, o município de Quirinópolis promoveu três edições do Festival Gastronômico Chica Doida.
Dona Petronilha estava internada havia 20 dias, no Hospital Quirinópolis. Ela lutava contra um câncer descoberto há 8 meses. O sepultamento aconteceu no início da noite deste domingo.

Petronilha Ferreira Cabral nasceu em Quirinópolis, em 19 de junho de 1.925. Foi casada com o Sr. João Batista de Rocha. Além de criar junto com o marido, o famoso prato Chica Doida, trabalhou arduamente ao lado do seu esposo, que ao disputar o cargo de prefeito de Quirinópolis, passou para ela a responsabilidade da farmácia, onde aumentou seu compromisso com a população. Muitos só compravam remédios de dona Petronilha, tamanha era a confiança.

Dona Petronilha teve 11 filhos e adotou outras duas filhas. Em 1966, perdeu seu grande companheiro, ficando viúva com 09 filhos, porém, dois filhos pequenos ela perdeu na mesma época.

Mesmo com imenso amor pela Farmácia, as dificuldades fizeram que vendesse o estabelecimento. Posteriormente tentou tocar um restaurante, que funcionou por um ano, só que o mesmo não a realizava como pessoa. Futuramente uma de suas filhas se casou e seu marido comprou uma farmácia, dando a ela o privilegio de voltar a fazer o que mais amou na vida: cuidar das pessoas.

Em 2008 foi a época de viver uma grande emoção, quando a Prefeitura de Quirinópolis realizou o Primeiro Festival Gastronômico, com destaque para o prato típico da cidade ? Chica Doida. Tamanho foi o sucesso que o município voltaria a realizar outras duas edições do festival.



fullscreen

© 2015 - Barrados.net - Todos Direitos Reservados. by #mndti