28 jan 2016 19h00Atualizado em 29 jan 2016 09h20

Sistema São Francisco é apresentado a produtores de Quirinópolis

BARRADOS
Interessados na produção consorciada de gado e grãos, cerca de 200 produtores participaram da palestra Integração Lavoura Pecuária - Sistema São Francisco, realizada no último dia 26, em Quirinópolis. O evento, organizado pela Sementes Moeda com o apoio da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), apresentou o Sistema São Francisco, plantio que consiste na sobressemeadura de capim-mombaça em soja por meio de motossemeadora ou avião.


Em Quirinópolis, serão implantadas dez unidades piloto de Integração Lavoura Pecuária (iLP) com utilização do Sistema São Francisco, tutelado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A Emater atuará como instituição de validação da tecnologia e de suporte operacional, além de oferecer apoio aos produtores.


A palestra foi proferida pelo pesquisador da Embrapa Cerrados, Lourival Vilela, que destacou a necessidade cada vez maior de se produzir alimentos com preocupação ambiental. “O iLP apresenta margem diversificada de produção e vantagens como a recuperação de pastos. O capim surge como alternativa para sobressemeadura de soja e os resíduos da lavoura de soja servem de alimento para o gado”, explicou.


O proprietário da Sementes Moeda e anfitrião do evento, Davi Campos Alves, agradeceu a presença dos produtores, que compareceram em número maior que a expectativa. Além disso, parabenizou alguns produtores específicos pelo protagonismo no desenvolvimento do iLP em Quirinópolis. “Esses são os produtores que foram atrás do projeto desde o início e que hoje permite com que outros possam desenvolver essa tecnologia”, declarou antes de pedir uma salva de palmas aos homenageados.


Entre os produtores aplaudidos esteve o agropecuarista Heinz Guderian, que há 12 anos conheceu o projeto de iLP. “Com o passar do tempo, fui adaptando o sistema ao meu próprio esquema”, explicou Heinz que hoje faz uso do Sistema São Francisco. Para o produtor, a principal vantagem desse tipo de produção é ter o pasto verde o ano todo. Guderian ainda avaliou: “Se o agricultor que tivesse fazendo uso desse sistema há mais tempo não estaria deixando a agricultura”.


Pela Inovação
O diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Emater, Antelmo Teixeira Alves, lembrou que pensar estratégias como o Sistema São Francisco é uma resposta do setor rural à crise instalada no Brasil. “Iniciamos um ano agrícola com pouco entusiasmo, mas o Brasil é um país surpreendente, que sempre apresenta alternativas. Apoiamos esse projeto de iLP porque acreditamos ser fundamental pensar alternativas tecnológicas”, declarou.


Sobre a aplicabilidade e abrangência do Sistema São Francisco na iLP, Teixeira declarou que “a Emater se preocupa em levar essa tecnologia a todo tamanho de propriedade. É um projeto que nasce em Quirinópolis, mas que pretendemos levar a outras regiões do estado.


Parceria
Maria José Del Peloso, diretora de Pesquisa Agropecuária da Emater, destacou ainda que as parcerias formadas entre a Agência, Embrapa, Sementes Moeda e Instituto Federal Goiano (também parceiro do projeto), são fundamentais para que a tecnologia possa ser apropriada pelo produtor e gerar resultados para sua família. “Essas instituições possuem vantagens competitivas que se complementam. É uma parceria ideal que envolve toda a cadeia produtiva”, argumentou.


Revolução na Agricultura
João Kluthcouski, também pesquisador da Embrapa Cerrados, considerou ainda que a iLP representa a quinta revolução na agropecuária, responsável por atender a demanda mundial por alimentos. “O sistema iLP privilegia todas as culturas e contemplas as revoluções anteriores”, destacou se referindo ao desenvolvimento da soja tropical (primeira revolução), o manejo do solo tropical (segunda revolução), o cultivo em safra e safrinha (terceira revolução) e o plantio direto tropical (quarta revolução).






Texto: Gilmara Roberto
Fotos: Emater / Gilmara Roberto

© 2015 - Barrados.net - Todos Direitos Reservados. by #mndti