24 fev 2016 11h27Atualizado em 24 fev 2016 11h27
Quirinópolis comemora 1 mês de implantação do SIGA Saúde Goiás

Após análises, estruturação e planejamento, o SIGA Saúde Goiás finalmente está sendo utilizado em Goiás, no município de Quirinópolis. Em janeiro deste ano, a equipe iniciou a implantação do sistema em todas as unidades de saúde pública do município.
“Os gestores estão conhecendo em tempo real todo atendimento de saúde como consultas, exames, procedimentos e maiores demandas de serviços, podendo assim melhorar ainda mais o planejamento e a qualidade de atendimento a população”, explica Diana Guimarães, coordenadora do projeto SIGA Saúde Goiás.
Quirinópolis foi a primeira cidade da região de saúde Sudoeste I a receber o projeto, dada sua infraestrutura adequada e o importante apoio do secretário municipal de saúde, André Franco Ribeiro. Ainda é cedo para apresentar índices comparativos, mas o secretário já pode prever as vantagens.
De acordo com ele, o SIGA Saúde Goiás veio para aperfeiçoar o que já estava sendo feito na Rede SUS. “Através de análises com a implantação do SIGA podemos saber os locais que efetivamente precisam de mais atenção e isso nos auxiliará nas estratégias de saúde”, afirma o secretário. Todas as unidades de saúde do município já estão utilizando o SIGA Saúde.
Nesta semana, a equipe do projeto se reuniu no Conecta SUS, em Goiânia, para alinhar o cronograma das próximas ações e definir o planejamento dos próximos municípios a receberem a implantação. A partir de março, as cidades de Itajá, Lagoa Santa, Caçu e Rio verde receberão o sistema em todas unidades de saúde.
Sobre o SIGA Saúde
O SIGA Saúde possui característica homogênea em sua essência estrutural, uma vez que regulariza os padrões de atendimento de âmbito SUS através de um sistema virtual e integrado. Através da central de regulação do município, o sistema efetuará as configurações prévias e definirá a capacidade programada dos procedimentos ofertados, tempo de cada ação, total de pessoas confirmadas, além de identificar possíveis erros em agendamentos. Isso permitirá maior controle e agilidade nas marcações de consultas e exames, o que reflete em um maior controle para filas de espera. Outra vantagem é que o sistema possibilitará o acompanhamento das solicitações e o agendamento automático, de acordo com a ordem cronológica de inserção dos usuários.
Em outras palavras, o SIGA Saúde vai informatizar e otimizar os processos de atenção à saúde básica em Goiás através do Cartão SUS, como agendamento de consultas e exames, acompanhamento pré-natal, registro de vacinação, prevenção e tratamento de pacientes, apoio a pessoas com deficiência, controle eficaz na retirada de insumos, entre outros. Essa parceria permite também a configuração de um prontuário eletrônico do paciente (PEP), que contempla o acesso facilitado ao histórico de atendimentos e informações clínicas inseridas pela equipe multidisciplinar, como internações, vacinas e consultas, garantindo agilidade e segurança à assistência do paciente.