13 jun 2016 07h00
Presos irão trabalhar em Quirinópolis

Preso tem que trabalhar. A ideia é quase uma unanimidade. Em Quirinópolis, isso está prestes a acontecer. Poder Judiciário, Ministério Público e Conselho da Comunidade já estão se reunindo com esse objetivo.
O advogado Marcos Santos, que preside o Conselho da Comunidade, explica que tanto o Juiz da Vara de Execuções Penais, Dr. Felipe Morais e a Promotora Dra. Fernanda Balbinot estão entusiasmados com esse trabalho, que dará maiores condições de ressocialização dos presos e auxiliará a comunidade, através da prestação de serviço. Segundo Dr. Marcos, algumas entidades já se colocaram à disposição para receber os reeducandos do regime semiaberto, os quais serão indicados pelo Poder Judiciário, que ditará as regras para o trabalho extra cadeia, segundo Dr. Marcos. Na ONG Casa do Melhor Amigo, os detentos auxiliarão na limpeza das baias dos cães. Além disso, poderão passear com os animais, dar-lhes banho e, futuramente cuidarão de uma horta a ser plantada no local.
Outra parceira será a FAQUI. A Faculdade desenvolverá projeto de recuperação das nascentes do Rio das Pedras, trabalho que contará com o auxílio dos reeducandos. Os presos trabalharão também no viveiro de mudas do município e na limpeza das ruas.
Os presos serão monitorados, evitando que se desloquem para outros locais enquanto estiverem designados para o trabalho. O presidente do Conselho da Comunidade, Marcos Santos, frisa que outras iniciativas que trarão benefícios à população também serão colocadas em prática.