23 mai 2014 06h52Atualizado em 23 mai 2014 06h56

Júnior desiste com ataques a Iris

BARRADOS
Com críticas ao posicionamento do ex-governador Iris Rezende, o empresário José Batista Júnior, o Júnior Friboi, anunciou ontem, por meio de carta ao PMDB, que não é mais pré-candidato ao governo estadual. Tomada pouco mais de uma semana após Iris, que havia desistido da disputa, ter retomado mobilizações políticas em conjunto com aliados, a decisão de Júnior pegou aliados de surpresa e expôs ainda mais o racha interno entre peemedebistas.

O comunicado de Júnior foi divulgado na tarde de ontem por sua assessoria de imprensa enquanto Iris recebia, em seu escritório político, militantes peemedebistas que articulam o retorno de sua pré-candidatura. Durante o evento, o ex-prefeito voltar a fazer duras críticas ao empresário.

A mobilização irista foi a segunda em pouco mais de uma semana e se tornou, segundo aliados, o principal fator para a desistência de Júnior. Desde que Iris, mesmo depois de anunciar a retirada de sua pré-candidatura, ter recebido militantes do PMDB mulher na terça-feira da semana passada e tratado a pré-candidatura ao governo como indefinida, Júnior passou a reclamar da situação para aliados.

?O Iris disse que ia largar o osso, mas continuou recebendo e estimulando o povo. E não ia parar. Agora, ele tomou a decisão?, explica um aliado do peemedebista. Na carta, Friboi diz que seus principais valores são verdade e lealdade e que jurou a si mesmo e à sua família que jamais deixaria de ?falar a verdade e acreditar que os outros estejam fazendo o mesmo?.

?Meu primeiro movimento ao ser convidado para me filiar ao PMDB foi procurar Iris Rezende (...) Iris me disse naquela vez que não pretendia concorrer a governador, o que viria a reafirmar em várias conversas que tivemos depois. Me assegurou serem falsas as acusações de que não deixava nenhuma outra liderança crescer no PMDB. Que não tinha sido ele a impedir as candidaturas do (ex-presidente do Banco Central) Henrique Meirelles, Vanderlan Cardoso (PSB) e a reeleição de Maguito Vilela. Eu acreditei?, relata o empresário.

Júnior também ressaltou que, apesar das conversas inicias, Iris se lançou pré-candidato e depois desistiu, o que não acabou com as ?intrigas de bastidores? e os ataques contra sua pessoa. ?Eu me comprometi a não dividir o PMDB e serei fiel à minha palavra. Neste momento retiro minha candidatura. Deixo o caminho aberto para Iris Rezende disputar mais uma vez o governo de Goiás. Acompanharei a disputa eleitoral como cidadão?, completou a carta.

Sem consulta

Apesar das queixas em relação ao comportamento de Iris, aliados de Júnior Friboi dizem que foram pegos de surpresa pela retirada da pré-candidatura, comunicada a deputados estaduais e federais por telefone na tarde de ontem, pouco antes da divulgação oficial.

Um dos principais articuladores da pré-candidatura junista, o deputado federal Pedro Chaves diz que é hora de deixar a ?poeira abaixar?. ?A princípio não havia essa possibilidade. A decisão foi muito repentina e nós precisamos aguardar e avaliar quais serão os próximos passos?, diz. Segundo ele, Júnior prometeu uma conversa para explicar melhor o contexto de sua decisão a aliados. O encontro deve ocorrer no início da próxima semana.

Outro apoiador de Júnior, o deputado estadual Wagner Siqueira tratou a decisão como republicana. ?Ele viu que se o PMDB continuasse com essa disputa interna, chegaria a um ponto irreversível.?

Fonte: Opopular
fullscreen

© 2015 - Barrados.net - Todos Direitos Reservados. by #mndti