26 set 2014 12h03Atualizado em 26 set 2014 15h07

Audiência Pública discutiu sobre o trânsito de Quirinópolis

BARRADOS
O Dia Nacional do Trânsito comemorado ontem (25) foi marcado em Quirinópolis, com caminhada e Audiência Pública, organizadas pelos vereadores SD Edvaldo e Yvis.

Embora o número de participantes tenha ficado aquém das expectativas, o encontro realizado na Câmara Municipal, teve saldo positivo, segundo os participantes.

Estiveram presentes os vereadores SD Edvaldo, Yvis, Tocozinho, Divininho da Ambulância, Gregori e Dr. Rodrigo; Superintendente Municipal de Trânsito, Valdivino Rodrigues Goulart; subcomandante da 12ª CIPM, capitão Luciano; presidente do Conselho Comunitário de Segurança, Avenir Soares Bernardes; professor e advogado Marcos Ferreira; Dr. Wander (representando a Loja Maçônica Estrela Universal nº 35); presidente do Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente, Leila Rosemary Barroso Mendonça, além de alguns populares e alunos da Brigada Mirim Ambiental.

Os participantes da Audiência foram unânimes em defender uma fiscalização punitiva, com aplicação de multas, para se conseguir melhorias no trânsito de Quirinópolis. ?Todos os motoristas são conscientes, mas muitas pessoas confundem liberdade com vadiagem?, ressaltou o subcomandante da 12ª CIPM, capitão Luciano. Ele lembrou das dificuldades que a Polícia Militar (PM) tem para fiscalizar o trânsito, informando que há 12 anos, a área da 12ª CIPM contava com 119 policiais, hoje são apenas 93. ?Há impunidade demais, a SMT já foi mais ativa, eu peço para vocês (se dirigindo ao Superintendente Guri) se aproximem mais da Polícia Militar, para que a gente possa desenvolver um trabalho mais eficaz?, sugeriu o oficial.

O presidente do CONSEG, Avenir Soares Bernardes, lamentou sobre a violência no trânsito em Quirinópolis, destacando a importância da Audiência Pública. ?É preciso discutir, é dessa maneira que encontraremos soluções. Quem é que vai apertar e fiscalizar? A gente está com falta de efetivo na Polícia Militar, que já está extrapolando com sua atuação?.

O professor e advogado Marcos Ferreira Santos, lembrou que 90% dos acidentes são provocadas por falhas humanas, ou seja, poderiam ser evitados, com uma maior consciência por parte dos usuários do trânsito.

Várias ações foram sugeridas durante a audiência. O presidente da ACIQ, Valmir Andrade, defende a implantação de ciclovias na cidade, o que segundo ele, traria inúmeros benefícios e resolveria a questão da falta de estacionamentos, especialmente no centro. Valmir conta que tentou, durante um mês, fazer uso da bicicleta, mas acabou desistindo ao ver que havia grandes riscos.

Ao destacar a importância da Audiência, um dos participantes, João Júnior, defendeu a implantação da disciplina ?educação e cidadania? nas escolas municipais de Quirinópolis. Renato Veloso acredita que o encontro foi bastante positivo. ?Essa audiência renderá frutos, porque nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos?, disse Renato. Jaildo Santana criticou a questão dos passeios cheios, o que obriga os pedestres a andarem na rua e pediu uma fiscalização mais rigorosa dos veículos canavieiros que trafegam na região, muitas vezes, com excesso de peso e à noite, sem uma sinalização adequada, o que tem provocado muitos acidentes.

O Superintendente Municipal de Trânsito Valdivino Rodrigues Goulart ?Guri? disse que a SMT tem trabalhando diuturnamente em prol de melhorias para o trânsito, informando que levará as reivindicações apresentadas na audiência, ao prefeito Odair Resende.
fullscreen

© 2015 - Barrados.net - Todos Direitos Reservados. by #mndti